quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Manaus fornece subsídios para as estratégias de REDD dos Governos Locais atuação global para o clima


A Prefeitura de Manaus fornecerá subsídios para o desenvolvimento das estratégias de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento), com vistas a construção de caminhos para que os governos locais possam atuar da defesa do mecanismo como instrumento válido para mitigação das emissões de Carbono (CO2). O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Prefeitura de Manaus, Marcelo Dutra, que representou o prefeito Amazonino Mendes, semana passada, na última rodada de negociações da Convenção para Mudanças Climáticas antes da COP-16, o Climate Talks, na cidade de Tianjin, Nordeste da China, ressaltou os esforços que os governos locais vem desenvolvendo na defesa do mecanismo de REDD e a influência exercida por estes nos subsídios à posição brasileira na Convenção. Além de apresentar os modelos de gestão local, Marcelo Dutra defendeu um modelo de governança descentralizada das florestas, que integrará nova fase de atuação global pelos governos locais para o clima.


As novas linhas de atuação deverão ser lançadas na Cidade do México, no próximo dia 21 de novembro, onde será realizada a Cúpula Mundial de Prefeitos pelo Clima. No evento, que reunirá os principais prefeitos do mundo, o grupo de negociadores composto por Manaus (Brasil), Nantes (França), Cidade do México (México), Vancouver (Canadá), entre outros, apresentará um relatório apontando os avanços do trabalho feito pelo grupo entre 2009 e 2010, e que resultou na inclusão dos governos locais no texto que deve ser aprovado em Cancun, durante a COP-16, em dezembro.


Durante o Climate Talks, em Tianjin, Rafel Iguarta, representante da Cidade do México, apresentou a iniciativa que os governos locais adotarão na Cidade do México, através da adoção de um registro sistematizado das informações e ações das cidades e dos governos locais para o clima, tornando assim estas ações mensuráveis, reportáveis e verificáveis, podendo assim aceder com maior facilidade à estrutura de apoio tecnológico e financeiro a ser desenhado a partir da próxima Conferência das Partes em Cancún. Ronan Dantec, porta voz da CGLU-Cidades e Governos Locais Unidos, apresentou os pontos específicos da agenda de negociação que os governos locais vêm advogando junto às Partes na Convenção do Clima


No encontro, representantes da Academia Chinesa de Ciências Sociais aderiram ao trabalho do grupo de governos locais junto aos negociadores da ONU, e apresentaram os avanços implementados por províncias e cidades chinesas no combate ao aquecimento global, que hoje é uma prioridade estratégica para o governo central do país, fato que pode ser comprovado pela liderança global da China nos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo-MDL.


A Prefeitura de Manaus participou das três rodadas de negociações pré-COP 16, organizadas em parceria pela CGLU- Cidades e Governos Locais Unidos, o ICLEI-Governos Locais para a Sustentabilidade e WMFCC- Fórum Mundial de Prefeitos para o Clima, entidades às quais a cidade de Manaus é afiliada. As duas primeiras na cidade de Bonn, na Alemanha, e a última, presidida por David Cadman, presidente do ICLEI Internacional e vereador da cidade de Vancouver, na cidade chinesa de Tianjin.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;