quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manaus Moderna ganha arborização no Dia da Árvore












A Prefeitura de Manaus cumpriu o prometido e na manhã desta terça-feira (21) deu mais um passo dentro do processo de reordenamento da Manaus Moderna, fazendo o plantio de 58 mudas de espécies arbóreas ornamentais ao longo de 300 metros de canteiro central daquela área. A atividade marcou também a passagem do Dia Nacional da Árvore (21/09), juntamente com a distribuição de mais de 10 mil mudas ao longo da semana a instituições e nos pontos fixos de doação. Na Manaus Moderna, foram plantados três tipos de espécies nativas da Amazônia – o pau pretinho, o ipê e a pata de vaca – que além de sombreamento vão proporcionar também um colorido especial ao local com a floração típica das espécies. As mudas foram plantadas em covas com aproximadamente 1,5 metro de profundidade e podem chegar de 5 a 9 metros de altura, dentro de três anos.


“A escolha da Manaus Moderna tem um motivo especial. Esta é a porta de entrada de Manaus, mas que em função do esquecimento a que esteve relegada se tornou uma das áreas mais quentes e áridas da cidade. Por determinação do prefeito Amazonino Mendes, a prefeitura está intervindo neste espaço, por meio do processo de reordenamento e a arborização tornará, sem dúvida, este espaço mais aprazível”, afirmou Marcelo Dutra. O secretário lembrou que a Prefeitura de Manaus vem realizando o plantio de mudas em todas as zonas da cidade, intervindo em canteiros centrais e vias públicas, e atualmente trabalha na elaboração do Plano Diretor Ambiental da Cidade de Manaus.


O secretário fez o plantio junto com os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio Adventista Paul Bernard. “Procuramos agregar sempre em nossas atividades de arborização o trabalho de educação ambiental, fundamental para as futuras gerações e fazendo orientação e distribuição de material informativo”, lembrou Dutra. Ele observou ainda que, ao fazer a opção pelo plantio de espécies nativas, a Prefeitura de Manaus dá cumprimento à legislação – Resolução 090/2006 do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema) – e evita a presença na paisagem de espécies atrofiadas, a exemplo das palmeiras imperiais.


As crianças demonstraram animação com o plantio. A pequena Haisha Mano Carvalho, 10, lembrou que o ser humano está mais preocupado em obter bens materiais e esquece a natureza. Para ela, participar da atividade de plantio é uma forma de mostrar à sociedade a importância do plantio e da preservação das árvores. “As árvores são nossas amigas e precisam ser conservadas”, disse ela.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;