quarta-feira, 16 de maio de 2012

Enchente do Rio Negro bate recorde em 2012


O rio Negro, em Manaus (AM), atingiu na manhã desta quarta-feira a marca de 29,78m, batendo o recorde da cheia história de 2009, quando foi registrado 29,77m.

É a maior cheia em 110 anos, desde quando começou a ser feita a medição no porto de Manaus, em 1902.

Na capital amazonense, a enchente do rio Negro atinge 16 bairros, com inundações em casas e comércios. A situação, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é reflexo das fortes chuvas que ocorrem na região metropolitana de Manaus e, no extremo norte do Estado.

No centro de Manaus, as inundações causadas pela cheia do rio Negro atingem pontos turísticos, como o Relógio Municipal, o prédio da Alfândega, a Feira Manaus Moderna e a praia da Ponta Negra.

Parte das avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro foram interditadas pela prefeitura. A cota registrada nesta quarta feira é de 29,78 metros, segundo informou o engenheiro civil que faz a medição, Valderino Ferreira. De acordo com Valderino, este recorde era esperado ser “batido” nesta quarta-feira (16), quando seria feita uma nova medição pela manhã. Ao ser questionado sobre qual o nível que o rio Negro pode vir a atingir pelo fato de continuar enchendo, Valderino foi enfático.


“Não tenho como fazer uma estimativa e dizer quanto ele pode atingir. Assim como o nível pode continuar subindo até o mês de junho, ele também pode parar de subir até o final do mês. Não tem como dar uma certeza”, ressaltou.

Várias ruas do Centro de Manaus foram por conta da subida das águas do rio Negro. Sacos de areia e pontes de madeira ajudam no acesso de pessoas as lojas e também a feira da Manaus Moderna.
Na manhã da segunda-feira passada (14), o trecho da avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Relógio Municipal, foi interditado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).


Há 49 municípios em estado de emergência e 76 mil famílias afetadas, dessas 10 mil famílias são da capital, onde onze bairros, incluindo o centro de Manaus, já estão em estado de alerta. De acordo com a Defesa Civil do Município, 16.325 moradores tiveram suas casas atingidas pela cheia.

Cal

Uma ação emergencial realizada na manhã de segunda-feira passada, foi o lançamento de óxido de cálcio (Cal), na rua dos Barés, para conter o mau cheiro que exala no local, por conta do bueiros entupidos.

A ação foi realizada pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec).

O lançamento do produto químico no local se deu pelo fato da impossibilidade de instalar bombas de propulsão para retirar a água parada.


A previsão anunciada pela Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), é que a cota máxima de 2012 seja de 30,13 cm, 39 centímetros a mais que a registrada em 2009 que foi de 29,77. O maior nível do Rio Negro é registrado entre os meses de maio e julho, sendo que 77% das cheias máximas são registradas em junho, de acordo com a CPRM

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;