segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rio Negro invade as ruas do centro de Manaus

Praça do Relógio, 14 de Maio de 2012
Nesta segunda, o nível do Rio Negro está 29,72 centímentros, faltando apenas 5 centímetros para alcançar a maior cheia já registrada em Manaus, em 2009. Um trecho da rua Marquês de Santa Cruz, no centro da cidade, foi interditado desde as 11h dessa segunda-feira (14). De acordo com Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), o tráfego dos ônibus que passam pela estação central (em frente ao Porto Privatizado de Manaus), não será afetado.

O diretor de Operações do ManausTrans, major Cleitman Coelho, informou que a operação foi decidida nesta manhã, por conta da água que já alagou a avenida Eduardo Ribeiro (ao lado do Relógio Municipal), e parte da Marquês de Santa Cruz (em frente à Alfândega). "Parte da Eduardo Ribeiro, onde está alagado também sofrerá intervenção. Estamos monitorando e estudando meios de desvios", explicou Cleitman. As águas do Rio Negro, que já invadiram todo o prédio da Alfândega e o estacionamento do prédio do Ministério da Fazenda, na avenida Eduardo Ribeiro.

Comerciantes da Eduardo Ribeiro reclamam que a água já está invadindo o comércio e que eles não haviam recebido ajuda para tentar conter o alagamento. 

Cheia do Rio Negro

O nível do Rio Negro atingiu hoje a cota de29,72 centímetros nesta segunda-feira (14). Agora, faltam5 centímetros para o nível do Rio Negro superar a cheia de 2009, que chegou a 29,77.

De acordo com o engenheiro hidrólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Daniel de Oliveira, no sábado (12) o rio subiu 2cm, no domingo foram 3cm, já nesta segunda, mais3 centímetros.

"Acredito que em dois o recorde será superado. A subida do rio deu uma diminuída, sendo de 2 à3 centímetros por dia. A leitura de hoje já foi feita, agora vamos esperar até amanhã para saber se a cota foi atingida", disse Daniel.

A previsão anunciada pelo CPRM é que a cota máxima de 2012 seja de30,13 cm, 39 centímetros a mais que a registrada em 2009. Até o dia 31 de maio, será divulgado o último alerta sobre as cheias na região, que já afetou 38 municípios do estado, incluindo Manaus.

Fonte:  D24AM

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;