terça-feira, 10 de agosto de 2010

Amazonino Mendes está entre os prefeitos que terão vez e voz na COP 16


O prefeito Amazonino Mendes já está confirmado como um dos participantes do seleto grupo de prefeitos que irão representar os governos locais na próxima Conferência das Partes para Mudanças Climáticas, a COP 16, que acontece entre 29 de novembro a 10 de dezembro, em Cancun, no México. Antes, Amazonino participa da Cúpula Mundial de Prefeitos, que acontecerá no dia 21 de novembro na cidade do México, organizada pelo Conselho Mundial de Prefeitos para as Mudanças Climáticas, do qual é integrante. O conselho existe desde 2005 e tem como finalidade reunir os gestores locais para liderarem ações de combate às mudanças climáticas. A Prefeitura de Manaus passou a integrar o conselho a partir do reconhecimento nacional e internacional da liderança que a cidade tem no debate de mudanças climáticas, a partir da realização da Cúpula Amazônica de Governos Locais, promovida em outubro do ano passado, em Manaus.

A confirmação do nome do prefeito entre os representantes dos governos locais na COP 16 foi dada durante reunião prévia à segunda rodada de negociações da Bonn Climate Talks, reunião que trabalha nos textos facilitadores da negociação a ser submetida à Conferência das Partes da Convenção do Clima. Entre os pontos a serem tratados pelos prefeitos na COP 16, estão o pleito ao acesso dos governos locais aos mecanismos oriundos da nova arquitetura financeira para mudanças climáticas, que garanta o acesso direto dos municípios ao novo fundo climático que financiará projetos nas diversas áreas, como mitigação, adaptação, em nível de governos locais, e questões relativas à consulta e participação dos governos locais no mecanismo de REDD e REDD+, a fim de garantir uma melhor governança que implique na eficácia do instrumento.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Prefietura de Manaus, Marcelo Dutra, representou o prefeito Amazonino Mendes nas negociações que marcaram o evento, que aconteceu de 2 a 6 de agosto, na cidade de Bonn, na Alemanha. “Estamos agora finalmente, entrando num estágio em que a partir do texto negociado na última rodada de Bonn, os governos locais se preparam para submeter os seus pleitos durante a última rodada de negociações prévia à COP 16, que se dará em outubro na cidade de Tianjin, na China”, afirmou Dutra. Marcelo, junto com o vice-prefeito de Nantes, na França, Ronan Dantec, foram os representantes oficiais das redes globais de governos locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;