terça-feira, 3 de agosto de 2010

Governos locais representados na Bonn Climate Talks


O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, representando o prefeito Amazonino Mendes, e o prefeito da cidade de Nantes, na França, Roman Dantec, representam os governos locais na reunião da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCC), que acontece até a próxima quinta-feira (5), em Bonn, na Alemanha, com a finalidade de fechar um texto único, coeso e unânime que será levado para aprovação dos países signatários do Protocolo de Quioto que participarão da próxima Conferência das Partes para o Clima, a COP 16, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, em Cancun, no México. Marcelo e Roman integram a delegação da organização Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU e do ICLEI (Cidades pela Sustentabilidade). A Bonn Climate Talks reúne delegados dos 194 países membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. O evento teve início na manhã desta segunda-feira, dia 2. De acordo com Marcelo Dutra, a maior parte dos delegados presentes é unânime em afirmar que não há mais tempo a perder. "O texto atual, que ainda está em fase de discussão e emendas por parte dos delegados, contém a visão compartilhada sobre os instrumentos de mitigação, financiamento, troca e subsidio de tecnologia, capacitação e adaptação necessárias para o combate às mudanças climáticas.

Entre os pontos já definidos e aprovados por todos os países membros, está o reconhecimento da necessidade de valorizar, proteger e fomentar a biodiversidade, o conhecimento tradicional de povos indígenas e comunidades tradicionais, alem de combater o desmatamento, valorar os serviços ambientais das florestas e contabilizar os estoques naturais de carbono nas florestas, através do instrumento REDD Plus, ou REDD+ (Redução de Emissões dos Desmatamentos e Degradação florestal) e seus serviços e valores agregados", explica Dutra. Outro ponto já incluído no texto, é a participação dos estados e das cidades, chamados na ONU de Governos Locais, na gestão e aplicação dos novos instrumentos de mitigação a adaptação de mudanças climáticas. Na intervenção dos governos locais, o prefeito de Nantes Roman Dantec disse que o envolvimento das cidades, trará efetivamente o futuro acordo para mais perto das pessoas. Os representantes dos governos locais afirmam que todos os movimentos feitos pelos governos nacionais só se efetivam com ações locais. Dantec afirmou que os governos locais membros da CGLU e do ICLEI estão prontos para cooperar com as mitigações e adaptações e que vão trabalhar de forma firme pela efetivação nos novos mecanismos, como o REDD Plus, que pode salvar milhões de pessoas que moram em cidades pobres, já vitimizadas pelas mudanças climáticas. Pensar globalmente, mas agir localmente.

No primeiro dia de trabalho foi empossada na Secretaria Geral da UNFCC, a costariquenha Cristina Figueiras, muito parabenizada por todas as delegações. Marcelo Dutra ressalta que o Protocolo de Quioto, que prevê a redução de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera em pelo menos 5% referentes a 1990, apesar de ter atingido resultados pífios, é o único instrumento universal de combate às mudanças climáticas, e só vigora até dezembro de 2012. Apos essa data, seria preciso existir um novo instrumento de efeito jurídico internacional, referendado pelos países membros, o que no caso do Protocolo de Quioto, levou oito anos para acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;