sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Número de denúncias apresenta tendência de redução em Manaus


A Prefeitura de Manaus vem conseguindo reduzir os índices de focos de queimadas urbanas na cidade. Por meio do disque-denúncia (08000-92-2000) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) está observando uma tendência de diminuição no número de ligações relativas ao problema e atribui o fato à antecipação do início dos trabalhos da Campanha de Combate às Queimadas Urbanas, que este ano foi deflagrada no início de junho, por determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra. A campanha, normalmente iniciada entre os meses de agosto e setembro, este ano foi antecipada para atingir a população de forma mais efetiva com ações de educação ambiental, palestras e distribuição de material informativo.

No ano passado, quando foram registradas 1.444 denúncias de focos na capital, a média era de 15 a 20 denúncias recebidas por dia. Este ano, os números caíram para 6 a 10 denúncias/dia. “Ao final do período (2010), poderemos estabelecer um comparativo entre as estatísticas dos dois anos e avaliar a eficácia da estratégia adotada este ano pela Semmas. Além de antecipar a campanha, adotamos também como estratégia o atendimento 24 horas de denúncias com o plantão da Linha Verde, pelo 08000-92-2000, e o trabalho conjunto de fiscalização e educação ambiental”, afirma o secretário. A Semmas também está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros, mantendo uma equipe de plantão na sede do Comando da corporação para notificar os responsáveis pelos focos de queimadas, proporcionando agilidade no atendimento.

Este ano, em parceria com a SDS, Ipaam e Ceclima, a Semmas também está realizando oficinas de sensibilização com notificados pela prática de queimadas. No último dia 21/08, ocorreu a primeira de uma série de oficinas que deverão ser realizadas até o final da Campanha de Combate às Queimadas Urbanas 2010, em novembro. Na oficina, os notificados recebem informações sobre os malefícios causados pela fumaça, legislação ambiental do município que prevê a punição para quem queima e como fazer para denunciar.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;