terça-feira, 11 de maio de 2010

Comunidade do Puraquequara

Local ímpar, por que não chamar também de Colônia de Pescadores, esta comunidade rural fica na zona Leste de Manaus, neste local ainda é possível desfrutar da natureza e saborear a beleza da cozinha amazônica, com os saborosos peixes: Tambaqui, Pacu, Aracú, Jaraqui, Piranha, dentre outros que são pescados no lago de mesmo nome.
Este Puraquequara também é um local propício para a prática desportiva em contato com a natureza, tais como: caminhada, canoagem, remo, pescaria esportiva, natação, rafiting, arvorismo e o famoso futebol no final da tarde nos campos comunitários.
Não podemos também esquecer as frutas saborosas da Amazônia e que também são comuns nesta comunidade, como o: Cajá, Biriba, Abil, Goiaba, manga, Ingá, Murici, Açai, Buriti, tucumã e por que não falar no Cupuaçu, são frutas com cheiros e aromas deste pedaço do Brasil inigualáveis.
A comunidade de Puraquequara surgiu na primeira década do século XX, formada inicialmente por 23 famílias ribeirinhas que se instalaram nas margens do rio Amazonas, vindas das calhas dos rios Madeira, Purus e Juruá. A principal atividade dos moradores na época era a pesca, o corte de madeira e agricultura de subsistência. A primeira vila veio se formar inicialmente na margem do rio Amazonas, com o aumento de moradores, na maioria em busca de atividades alternativas de sobrevivência após o declínio do comércio da borracha, por volta de 1918.
 Com o crescimento da comunidade, a atividade econômica principal passou a ser a produção de farinha de mandioca e carvão vegetal, além da pesca de subsistência. Os primeiros habitantes que chegaram ao local foram os das famílias Barroso e Matos. O nome Puraquequara vem de um peixe chamado poraquê, também chamado de enguia-de-água-doce. Para se alimentar, o peixe dá pequenos choques elétricos nas árvores, e come os frutos que caem delas. Literalmente, Puraquequara significa Morada do Poraquê.
O leito do rio Amazonas passou a ser morada dos habitantes de Puraquequara durante as quatro décadas seguintes. A ligação com a cidade de Manaus era feita somente através de barco, onde os moradores iam para vender sua produção de carvão e farinha. No entanto, o local não era uma região muito segura para se habitar, devido às enchentes regulares do rio e o conseqüente fenômeno da terra-caída, que destruía as margens onde a vila estava assentada. Crianças foram levadas pela correnteza, e a situação se tornou insustentável na enchente de 1953, quando a alta das águas do Amazonas destruiu casas e arruinou boa parte da vila. A partir daquele ano, as 50 famílias que habitavam a comunidade de Puraquequara foram obrigadas a se mudar da margem do rio Amazonas para uma terra segura, dentro do lago, distante cerca de um quilômetro da antiga vila. Lá, os moradores permanecem até hoje. As terras da várzea foram utilizadas somente para o plantio da mandioca, frutas e hortaliças.

7 comentários:

Michel Rodrigues disse...

Rapaz parabéns faça design, vc se supera a cada instante...

Divulgarei =D

Miss Oak disse...

Muito bom. Que saudade de comer tucumã...se puder mandar uns aqui para o Rio, rs. Sucesso.

Fabio Marreiros disse...

Claro que sim, saudades do Rio de Janeiro também... Assim que for ao Rio te procuro e levo uns tucumãs dos Bons pra você. abração.

Fabio Marreiros disse...

Ah Michel, Obrigado! Amigo... Faço isso apenas por Hobbie,não gosto como profissão. Valeu.

Lucas Tagliapietra Teles disse...

Parabéns pelo trabalho cara! Vamos aumentar ainda mais a intregação digital de Manaus!
Vou fazer um blog com uma galera aqui de Manaus, e espero que possamos juntos crescer! Sucesso...

Fabio Marreiros disse...

Claro que sim meu nobre, o que mais quero é fazer a integração social digital de Manaus e expandir o máximo possível tudo o que Manaus tem a oferecer de melhor a todos, abraços e valeu.

Jesua Maia @juhmaya disse...

Nossa, esse post me lembrou o tempo que eu ia pra lá todos finais de semana... Nossa, é tanta paz que nem parece Manaus... Agora não sei como que tá, pq eu ia antes da cadeia ser inaugurada. Saudades desse tempo =D

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;