terça-feira, 11 de maio de 2010

Trânsito de Manaus

Se tem um problema que é inevitavelmente vivido por quem mora em grandes cidades é o trânsito. Engarrafamento, buzina, cruzamento fechado, setas e atrasos. Manaus não escapa dessa realidade, mas, claro, até a desorganização do trânsito tem suas peculiaridades.
Por aqui, muitas pessoas dirigem sem carteira. Aprenderam por conta própria e estão soltas por aí fazendo barbeiragem. Adoram trocar de pista e geralmente fazem isso sem dar seta. Também adoram buzinar. É um pem-pem-pem que não tem fim. Parece até um tic nervoso. E, segundo meu amigo, os manauaras acreditam que ao buzinarem um carro da fila vai acabar desaparecendo! Pem-pem! Plutf! Sumiu um carro! =)
Parar em fila dupla também é uma mania sem fim. “Pra que parar longe se eu posso parar bem em frente?” E realmente param bem em frente e fazem quem está atrás esperar. Um dia fui ao supermercado, véspera de feriado, chuva, estacionamento coberto lotado. Não é que a bonitona parou o carro no meio da pista, abriu o porta malas e descarregou TODO o carrinho cheio de compras bem ali, impedindo a passagem de todos os outros motoristas que estavam no estacionamento?! Folga, mansidão, falta de desconfiômetro, sei lá o que é.
Os cruzamentos, salve salve! Horário de pico é horário de invadir o cruzamento e ficar paradão lá no meio. Mais buzinas e caos. Salvo as vezes fugir do trânsito seguindo o pessoal do Twitter @transitomanaus que nos informa as vias congestionadas em tempo real, permitindo-nos procurar outras rotas.
Apesar dos tantos desassossegos, tenho que admitir que o meu sofrimento com o trânsito não é dos maiores. Rio de Janeiro, que é uma cidade que conheço o trânsito, possuem engarrafamentos mais pesados e as distâncias são percorridas em um tempo muito maior. Dos males, o menor.

Fonte: Manauspramim.wordpress.com

9 comentários:

ºMJº disse...

Bom Post!
O trânsito de Manaus é realmente UOH!
Ainda tenho minha cartilha de trânsito que ganhei quando tinha uns 8 anos. #Empresto!

Follow @tkzion on twitter.
Visite blogdomojito.blogspot.com

Fabio Marreiros disse...

Obrigado meu caro! É, acho que vou mesmo precisar de sua cartilha de bons modos no Trânsito aqui em Manaus.

Renata Chagas disse...

aaii, eu A-D-O-R-E-I o post! ele tá bem "nossos últimos dias" né não?! :D
bom, Manaus tá um caos com esse trânsito insuportável de todo dia! não adianta imaginar um dia tranquilo nas ruas dessa cidade pq o pensamento não vai fluir! essa idéia é imaginária... :x
enfim, é tenso d+ acordar e pensar q vou ter q ir fazer qq coisa em algum canto q não seja na minha casa ,e q eu vou ter q dirigir e começar a me estressar cedo da manhã ¬ e o pior de td isso é q não adianta querer fugir... seja de carro, de ônibus, à pé, de bicicleta, um dia todo mundo vai ficar congestionado em algum lugar! :x e pra completar, enfatizando o q vc falou Fabinho, as buzinas só fazem aumentar a minha alegria logo qnd eu acordo ¬¬ (quero q morra o 1º q buzinar atrás de mim :x HAHA³... o pai da minha amiga diz q as pessoas pensam q buzinar cria asas no carro, e q eles vão sair voando e tals ¬¬ aaah sim, e pra fazer a "festa" ficar mais bonita, já repararam q td acontece na mesma hora?! acidentes, carros no prego de qq coisa, ônibus enguiçados, semáforos desligados, buracos na ruas, obras embargadas por prefeitos que tão pouco se lixando pros idiotas q votaram neles... aaahh, e ainda tem aqueles motoristas bem abusados que fecham os cruzamentos qnd o sinal fecha e ficam empedindo o trânsito de fluir numa boa! é gente, essa é a vida nas ruas de Manaus! mas eu dou graças a Deus por não ser pior do que já tá sendo! :/
é isso.

;*

Renata Chagas
http://www.twitter.com/reenatachagas

Renata Chagas disse...

gente, IMPEDINDO e não EMPEDINDO! ¬¬ é o sono :S desculpem-me o erro de português! :x

Fábio Marreiros disse...

Renata é realmente o que estamos vivendo, precisamos reformular o nosso plano diretor de trânsito de Manaus, e mais do que nunca Educar nossos futuros motoristas, pois os atuais, já estão no comodismo Manauara, ou seja, como diz um grande amigo meu, Manaus é terra de muro baixo.

Altair Canuto (@altaircanuto) disse...

Gente, realmente é um caos, porem, como nosso amigo Fábio bem disse, dos males eo menor. Sabemos que Manaus hoje e uma metropole, não tão grande como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas como toda grande cidade o problema do transito e uma grande caracteristica, o que pode nos diferenciar das demais e o planejamento, nas outras grandes metropoles do Brasil a preucupação era crescer e não organizar o crescimento, em Manaus, se o governo for realmente comprometido, ainda tem a chance de organizar o transito, não pensando no agora, mas no futuro, pois, este problema so tende a piorar!!!

Folow me @altaircanuto

Fabio Marreiros disse...

Imagine simplesmnete se Manaus tivesse so a metade da população de São Paulo, estavamos perdidos. Em 2000 ja era pra se ter pensando no metrô e por que não ter dado o início as obras do mesmo. Precisamos mais do que nunca, reformular o meio político do Estado, mas não trocar pelos mesmos e sim, por novos que tenham comprometimento com o Estado.

Anônimo disse...

em quanto não forem mais rígido com as penalidades no transito, continuará assim ;/

Anônimo disse...

Agora que Manaus esta sem as coruginhas, esta tudo uma maravilha,ja ate presenciei pega na Av. Silves.

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;