terça-feira, 11 de maio de 2010

Tucumã!

Ah! O tucumã vocês já conhecem, né? Não?! Isso é inadmissível por aqui! E como eu sou daqui passo a não admitir que não saibam o que é tucumã também! =)
Aí está a foto que tirei dos belos tucumãs descascados aqui em casa essa semana. Não dá pra comparar com outros gostos porque seu sabor é bem peculiar. Então, só provando mesmo para conhecer e saber se gosta ou não.
O tucumã tem tamanho pequeno (menor que uma bola de tênis) e seu caroço bastante é grande (penso que seja cerca de 80% da fruta).
Nos supermercados estranhamente não são encontradas. Imagino que seja um tipo de incentivo ao comércio local. Elas são vendidas  nos semáforos, em algumas esquinas e na região do Porto de Manaus. Os vendedores inclusive fazem questão de descascar a fruta e tirar uma lasca para que quem está comprando provar e conferir que o tucumã “está dos bons mesmo, senhora” ou às vezes “esse é dos melhores, rainha”. Os vendedores são uma cena à parte, por sinal. Simpatia pra dar e vender.
A receita clássica a se fazer é o x-caboquinho. Dentro do pão de sal, lascas de tucumã e queijo coalho; depois é só levar à chapa. Tem também pizza de tucumã e fica ótima.
Muita bijuteria também é feita de tucumã, já que sobram tantos caroços. Brincos, pulseiras, anéis, colares… E até jóias! Minha aliança de noivado tem uma parte de tucumã e eu adoro mostrar por aí porque é um símbolo bem característico do Amazonas.
Pra quem está de longe, até acho que é possível arriscar o envio por correio de uns tucumãs. Alguém quer encomendar?! =)
O tucumã tem tamanho pequeno (menor que uma bola de tênis) e seu caroço bastante é grande (penso que seja cerca de 80% da fruta).

Fonte: Manauspramim.wordpress.com 

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, sempre é bom compartilhar coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;